top of page
  • Foto do escritorMarcelo MobileMed

Radiologia veterinária


Os exames por imagem facilitam a rotina diária de atendimento de clínicas e hospitais veterinário, auxiliando o profissional veterinário a identificar a melhor conduta terapêutica para as mais variadas condições clínicas apresentadas por seus pacientes.

Com novas técnicas e abordagens, esses exames trazem mais conforto aos pets e precisão nos resultados.

O que esperar da radiologia veterinária.

O exame radiográfico veterinário é um método de diagnóstico por imagem amplamente realizado na medicina veterinária já que é prontamente disponível, rápido e tem custo reduzido frente a outros métodos.

Com ele é possível estudar as mais diversas formas de afecções ósseas, articulares e torácicas. Além disso, pode ser empregado para avaliação de abdômen onde é possível, por meio de exames contrastados como trânsito gastrointestinal e urografia excretora avaliar, respectivamente, a atividade peristáltica do intestino e a função de produção de urina dos rins.

Como oferecer uma radiologia veterinária de qualidade?

Para que seja eficiente e que, de fato, contribua para o diagnóstico de diversas enfermidades, a radiologia veterinária deve contar com equipamentos de boa qualidade.

Nas últimas décadas, notamos o surgimento e desenvolvimento equipamentos que apresentam a imagem sob a forma digital ou digitalizada e não mais sob o modo analógico (a semelhança da revelação de filmes fotográficos), oferecendo imagens radiográficas mais detalhadas e, consequentemente, permitindo diagnóstico mais precisos.

Ao mesmo tempo que a tecnologia embarcada nos aparelhos evoluíram, os equipamentos tornaram-se, relativamente, mais baratos e acessíveis, estando a disposição de um número cada vez maior de profissionais da área de saúde animal, o que acaba por alcançar um público consumidor maior.

Por que a proteção é essencial para o sucesso da radiologia veterinária?

Como os equipamentos de radiologia empregam radiação ionizante, é essencial que o profissional de radiologia tome cuidados específicos para preservar sua saúde e daqueles que, eventualmente, são expostos a essa forma de energia.

Os exames de raios-X, por exemplo, pedem o uso de itens de proteção para que o corpo do tutor do animal e do profissional radiologista não sejam atingidos pela radiação no momento de contenção do pet para obtenção da imagem radiográfica.

Se bem aplicada, utilizada com conhecimento técnico e cuidados necessários a sua execução, a radiologia veterinária é uma grande aliada na identificação e combate das mais variadas condições clínicas que acometem os animais de estimação. Vale muito a pena investir nela!

26 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page